As pesquisas no campo dos desastres se dão a partir de diversas disciplinas, como a sociologia, a geografia, o direito, a saúde e a engenharia. Cada uma delas conta com seus próprios métodos, referenciais teóricos, comunidades e bases de dados. Outrossim, existem espaços e obras de referência onde predominam a produção e o diálogo inter/multidisciplinar em torno do tema, reunindo de forma centralizada informações úteis aos pesquisadores. Seguem alguns delas:
BASES DE DADOS ESPECIALIZADAS - INTERNACIONAIS
Prevention Web
Neste link do site PreventionWeb consta um relação de bases de dados sobre desastres, incluindo a EM-DAT, a mais importante base de dados internacional sobre desastres, mantida pelo Centro de Pesquisa em Epidemiologia de Desastres da Universidade de Bruxelas.
GAR
O GAR é um grupo de monitoramento e acompanhamento da implementação do Protocolo de Sendai. Abaixo encontra-se o link para a página de monitoramento. Nas lojas de aplicativos para os Sistemas Operacionais IOS e Android também é possível baixar o app "GAR for tangible World" com as informações num formato intuitivo e amigável.
BASES DE DADOS ESPECIALIZADAS - PAÍSES DA CPLP
BRASIL
População em áreas de risco no Brasil | 2010
Atlas Brasileiro de Desastres Naturais | 2013
PORTUGAL
Avaliação Nacional de Risco
WEB SIG InfoRiscos
GLOSSÁRIOS e DICIONÁRIOS
Conceitos e Termos para a Gestão de Riscos de Desastres na Educação do CEMADEN
por Rachel Trajber, Débora Olivato e Victor Marchezine
Glossário de Ajuda Humanitária da Organização Médicos Sem Fronteira
Oxford Dictionary of Disaster Management (inglês)
por Olivier Rubin and Rasmus Dahlberg
Comments